terça-feira, 3 de novembro de 2015

Efeitos do NBOMes





Usuários relatam ter tido alucinações visuais, padrões e cores vibrantes e ruídos altamente distorcidos. Entre os efeitos corporais observados estão espasmos e náusea, além de dificuldade de se localizar no tempo e no espaço. Seus efeitos duram entre 4 e 6 horas. 

Por ser uma droga nova, o NBOMe é muito pouco estudado, ao contrário do LSD, cujos efeitos são amplamente conhecidos e documentados. Uma série de estudos de caso concluem que o NBOMe apresenta riscos significativamente maiores de intoxicação severa, hipotermia, amnésia, acidose metabólica e convulsões que podem resultar em morte.Usuários também relatam diferenças de paladar: enquanto o LSD não tem gosto, o NBOMe é extremamente amargo.




Efeitos Principais:



Mudança geral na consciência
Dilatação da pupila
Dificuldade em se concentrar
Sensações corporais incomuns (rubor facial, calafrios, Goosebumps, a energia do corpo)
Mudança na percepção do tempo, a dilatação do tempo
Ligeiro aumento da freqüência cardíaca
Bocejar
Confusão
Looping
Comunicação alterada
Náusea
Vasoconstrição
Insônia
pensamento fora de controle
Paranóia, medo, pânico e
Sentimentos indesejados
Experiências espirituais de mudança de vida indesejados




Novas drogas.





Novas drogas sintéticas atraem um número maior de usuários no mundo todo. Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou grandes quantidades de drogas apreendidas pela Polícia Militar, em São Paulo. Eram substâncias pouco conhecidas no país: a metilona e a 25I-NBOMe. 

A metilona produz efeitos semelhantes aos do ecstasy (MDMA). É 
um derivado das anfetaminas. Portanto, um estimulante que gera euforia e dá mais energia, e que também pode alterar a percepção sensorial. Produz taquicardia e elevação da temperatura corporal. Isso pode levar a hipertermia, desidratação, arritmias cardíacas, convulsão e até à morte.

Existem ao menos 11 tipos de NBOMe. Todas são variantes de uma substância chamada feniletilamina. Desde fevereiro, o NBOMe é proibido pela Anvisa (agência de vigilância sanitária) no Brasil. 





NBOMe foi sintetizado pela primeira vez em 2003, começou a ser vendido pela internet em 2010 e ganhou força no mercado europeu em 2011, com os nomes de N-Bomb, Pandora ou Dime. É vendido sob a forma de pílulas, pó, ampolas e blotters -- papeizinhos embebidos com a substância, feitos para colocar embaixo da língua. 

A droga 25I-NBOMe (ou 25i) é um potente alucinógeno, que guarda algumas similaridades com o LSD (ácido lisérgico, hoje uma espécie de “avô” das novas drogas sintéticas, mas ainda um dos mais consumidos no mundo). O 25i produz euforia e alucinações. É usado, em geral, por via sublingual (selos colocados embaixo da língua). Pode levar até seis horas para produzir alterações de comportamento. Efeitos colaterais incluem paranoia, confusão mental, convulsão e morte. (

         Usuários relatam ter tido alucinações visuais, padrões e cores vibrantes e ruídos
altamente distorcidos. Entre os efeitos corporais observados estão espasmos e náusea, além de dificuldade de se localizar no tempo e no espaço. Seus efeitos duram entre 4 e 6 horas. 

Fonte:

BOUER. J. Novas drogas novos perigos. Epoca, São Paulo. 2014. DIsponivel em:  <http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2014/03/novas-drogas-bnovos-
perigosb.html> 

AGUIAR. L. Cinco respostas sobre o NBOMe, nova droga semelhante ao LSD. Revista Abril, Brasil Post, São Paulo. 2014. Disponivel em: <http://www.brasilpost.com.br/2014/10/16/nbome-droga-o-que-estudante-usp_n_5999822.html> 



domingo, 1 de novembro de 2015

LSD: Seus efeitos



O LSD provoca diversas sensações e alterações na capacidade de percepção.
Dentre os principais efeitos, podemos citar uma ampliação na capacidade de perceber cores e alterações na recepção de sons. Pode ocorrer também a chamada sinestesia, em que informações sensoriais misturam-se, sendo possível, por exemplo, ouvir uma cor. Além disso, a droga causa alterações na percepção de tempo e espaço. Em razão dessas sensações, a droga passou a ser usada principalmente em locais como shows e festas, que se tornam mais “divertidas e diferentes”. É importante frisar, no entanto, que os efeitos variam de pessoa para pessoa e têm relação direta com as doses utilizadas e com o estado emocional do usuário.

Apesar de algumas sensações experimentadas serem agradáveis para alguns usuários, é comum a ocorrência das chamadas “bad trips”. Esse quadro provoca ansiedade, pânico, e delírios que podem geras graves consequências, uma vez que a pessoa perde a capacidade de diferenciar o que é real do que não é.
Algumas vezes o usuário, após utilizar por várias vezes o LSD, pode desenvolver“flashbacks” nos quais os sintomas psíquicos observados quando o usuário utilizou a droga se repetem mesmo sem fazer uso da substância. Pesquisadores acreditam que isso pode ser desencadeado por uso de álcool e maconha.
Além dos efeitos psicológicos do LSD, essa droga provoca algumas alterações nos aspectos físicos do corpo. Normalmente o usuário de LDS apresenta dilatação nas pupilas, um aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da temperatura do corpo, sudorese, boca seca, tremores, perda de apetite e insônia. Apesar de muitas pessoas fazerem uso da substância de maneira exagerada, não existem relatos de overdose em decorrência do LSD e nem de dependência química.
Dentre as principais complicações ocasionadas pelo uso da droga, destaca-se o desenvolvimento de quadros psicóticos, que podem ser rápidos ou prolongados. O que determinará a gravidade desse problema será a predisposição do usuário. Além disso, podem ocorrer depressão e um aumento dos sintomas de quadros psicológicos já estabelecidos.

LSD

Diversas são as substâncias capazes de alterar nossa percepção. Conhecidas como alucinógenos, elas são usadas desde a pré-história e ganham cada vez mais popularidade no mundo contemporâneo, principalmente entre os jovens e adolescentes. Dentre os alucinógenos disponíveis atualmente, podemos destacar o LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico), uma substância sintetica semelhante às presentes em um fungo denominado Claviceps pupurea.




O uso normalmente é feito pela via oral, colocando-se uma pequena gota do líquido embaixo da língua. Alguns usuários preferem, no entanto, colocar a substância em um pequeno pedaço de papel e, posteriormente, colocá-la sob a língua. O LSD é uma droga bastante forte, por isso poucas quantidades são necessárias para que haja um grande efeito. Estima-se que se uma pessoa utilizar uma dose de 50 microgramas, o efeito pode durar até 12 horas.




Drogas e seus efeitos

As drogas podem ser definidas como substâncias naturais ou não, que alteram as funções normais do organismo e do comportamento humano. Também conhecidas como narcóticos ou entorpecentes, causam dependência química em sua maioria, desestabilizam os usuários psicologicamente e podem levar a overdose e até a morte.



Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre as Drogas Psicotrópicas (CEBRID), as drogas podem ser divididas em três grupos: estimulantes, depressoras e alucinógenas.
As drogas estimulantes, também chamadas de anfetaminas possuem efeito estimado de quatro horas, trazem sensação de euforia, força, insônia, e causam dependência. Entre as drogas mais conhecidas deste grupo têm-se a cocaína e o crack.
O álcool, os soníferos, a heroína e a morfina são as drogas depressivas mais conhecidas, elas retardam o funcionamento do organismo, deixando assim o metabolismo mais lento. Estas drogas causam perturbação mental, irritabilidade e geram dependência química em pouco tempo.
Já as drogas alucinógenas provocam delírios, e alucinações, além de dificultar a função mental. As mais conhecidas deste grupo são: maconha haxixe, LSD e ecstasy.