terça-feira, 3 de novembro de 2015

Novas drogas.





Novas drogas sintéticas atraem um número maior de usuários no mundo todo. Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou grandes quantidades de drogas apreendidas pela Polícia Militar, em São Paulo. Eram substâncias pouco conhecidas no país: a metilona e a 25I-NBOMe. 

A metilona produz efeitos semelhantes aos do ecstasy (MDMA). É 
um derivado das anfetaminas. Portanto, um estimulante que gera euforia e dá mais energia, e que também pode alterar a percepção sensorial. Produz taquicardia e elevação da temperatura corporal. Isso pode levar a hipertermia, desidratação, arritmias cardíacas, convulsão e até à morte.

Existem ao menos 11 tipos de NBOMe. Todas são variantes de uma substância chamada feniletilamina. Desde fevereiro, o NBOMe é proibido pela Anvisa (agência de vigilância sanitária) no Brasil. 





NBOMe foi sintetizado pela primeira vez em 2003, começou a ser vendido pela internet em 2010 e ganhou força no mercado europeu em 2011, com os nomes de N-Bomb, Pandora ou Dime. É vendido sob a forma de pílulas, pó, ampolas e blotters -- papeizinhos embebidos com a substância, feitos para colocar embaixo da língua. 

A droga 25I-NBOMe (ou 25i) é um potente alucinógeno, que guarda algumas similaridades com o LSD (ácido lisérgico, hoje uma espécie de “avô” das novas drogas sintéticas, mas ainda um dos mais consumidos no mundo). O 25i produz euforia e alucinações. É usado, em geral, por via sublingual (selos colocados embaixo da língua). Pode levar até seis horas para produzir alterações de comportamento. Efeitos colaterais incluem paranoia, confusão mental, convulsão e morte. (

         Usuários relatam ter tido alucinações visuais, padrões e cores vibrantes e ruídos
altamente distorcidos. Entre os efeitos corporais observados estão espasmos e náusea, além de dificuldade de se localizar no tempo e no espaço. Seus efeitos duram entre 4 e 6 horas. 

Fonte:

BOUER. J. Novas drogas novos perigos. Epoca, São Paulo. 2014. DIsponivel em:  <http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2014/03/novas-drogas-bnovos-
perigosb.html> 

AGUIAR. L. Cinco respostas sobre o NBOMe, nova droga semelhante ao LSD. Revista Abril, Brasil Post, São Paulo. 2014. Disponivel em: <http://www.brasilpost.com.br/2014/10/16/nbome-droga-o-que-estudante-usp_n_5999822.html> 



Nenhum comentário:

Postar um comentário